A área da Justiça Trabalhista é uma das que tem maior demanda de profissionais.
Isso porque, a maioria dos processos demanda cálculos e recálculos de multas, valores de rescisões, etc.
Segundo dados do jornal O Estado de São Paulo, só no ano passado, a Justiça do Trabalho contabilizou mais de 3 milhões de novas ações trabalhistas. Somos o país com o maior número de ações desse tipo no mundo. Estamos falando de um mercado que movimenta milhões de reais todos os anos.
E, embora seja um excelente nicho comercial, fala-se pouco sobre os assistentes calculistas.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre ele. A primeira coisa a saber é que, geralmente, não é necessária formação específica para ser calculista. Apesar disso, é imprescindível ter conhecimento aprofundado sobre leis e regras relativas aos cálculos trabalhistas.
Vale ressaltar que o calculista não é um perito judicial. Ele presta um serviço aos advogados e até mesmo ao próprio perito contábil para análise e elaboração dos cálculos que fazem parte de processos trabalhistas.
Com algumas exceções, os processos trabalhistas necessitam de apresentação de cálculos para liquidação. De forma geral, o juiz apresenta apenas os direitos deferidos, como horas extras, adicional noturno, férias, FGTS, etc.
Feito isso, o advogado do autor tem um prazo para a apresentação dos cálculos de liquidação. Para entregar com precisão, é preciso um especialista, uma vez que o advogado não tem o conhecimento necessário para realizar essa etapa do processo.
Entra em cena, então, a figura do calculista, que deverá interpretar a sentença, apurar o valor de cada verba deferida e informar o valor total devido pela empresa. O advogado faz a petição para que estes cálculos façam parte do processo.
As vantagens de ser calculista são muitas: o mercado tem alta demanda de profissionais, você poderá trabalhar em casa e pode ser tanto uma renda extra, como a sua principal fonte de rendimentos. Além disso, você não precisará participar de audiências, uma vez que presta serviço aa advogado da parte. Além disso, você poderá prestar serviços para advogados do país inteiro.
E, nós, aqui do Sistema do Perito, podemos ajudar você a organizar a sua rotina, para que você não perca os prazos e esteja sempre com suas demandas em dia. Para saber mais, acesse o nosso site.