Ainda existem muitas dúvidas sobre a área de perícia judicial, um mercado de trabalho superaquecido e carente de profissionais de diversas especialidades.
De modo geral, a justiça precisa de laudos técnicos para embasar suas sentenças.
Consequentemente, o trabalho do perito judicial se faz essencial, pois ele auxilia o juiz, elaborando seu laudo técnico, após realizar toda análise do processo, como o conjunto de provas apresentadas pelas partes do processo, etc (autor ou réu).
A ideia do trabalho do perito é fornecer o seu conhecimento e experiência a favor da justiça, uma vez que o juiz não é conhecedor de todos os assuntos que podem tratar uma ação.
Isso significa que a convicção da sentença é dada com base no laudo pericial. Portanto, existem algumas habilidades que são essenciais a todo perito.
É imprescindível, por exemplo, que ele trabalhe com total domínio de sua atividade profissional, seja um expert em sua área.
Outra habilidade importante para esse profissional é que ele deve saber separar as emoções. Ou seja, ele não deve se envolver emocionalmente com a questão ou se identificar mais com uma das partes do processo. Isso pode prejudicar sua atuação imparcial e estritamente técnica. Imparcialidade é uma obrigação para atuação do perito.
O preciosismo técnico também deve ser colocado como regra. Afinal, laudos contraditórios, omissos, parciais ou mal elaborados poderão acarretar dificuldades para o Juízo no momento de decidir e prejudicar uma ou ambas as partes da demanda.
Logo, é essencial que o perito tenha uma visão analítica e técnica bastante apurada. Além disso, a compreensão ampla sobre a situação é essencial, afinal, mesmo as questões contraditórias devem ser respondidas, exigindo, assim, uma minuciosidade na execução do trabalho.
O Sistema do Perito é o seu parceiro, que está aqui para te ajudar a alcançar o sucesso na sua carreira. Acesse o nosso site e conheça a nossa ferramenta.