Avanço tecnológico no mundo jurídico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A justiça estava num processo (lento) de modernização, com a chegada do isolamento social, imposto pela covid-19, esse processo foi bastante acelerado.

Hoje, num mundo pós-pandêmico, o uso da tecnologia se tornou uma realidade inerente à nossa vida.

Nessa esteira, muitos escritórios de advocacia, de perícia e tribunais passaram a incluir e incorporar a tecnologia no mundo jurídico. O que num passado bastante recente, era função de estagiários ou assistentes, passou a ser função de máquinas.

Desde de 2020, as audiências passaram a ser feitas de modo on-line, processos foram digitalizados, para que o trânsito de papel não fosse mais necessário e tantas outras mudanças que já estavam sendo gestadas, mas que foram forçosamente lançadas após a pandemia.

A inteligência artificial (IA) pode ser aplicada para muitos usos, como elaborar tarefas repetitivas, organizar agendas, realizar pesquisas, ligar pontos da sua rotina que, talvez, você não achasse necessário antes.

Além disso, a capacidade de “aprendizado” da IA pode ser o próximo passo da revolução tecnológica que já está acontecendo. A cada dia, vemos soluções sendo apresentadas mais rapidamente e com maior precisão por diversas ferramentas que usamos no nosso dia a dia.

O desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias pode ser um investimento bastante acertado nesse campo, com efeito, podemos usar a inteligência artificial desde para fazer uma verificação diária no andamento de processos do país inteiro, dar alertas sobre ajuizamento de ações, estudo de incidência de casos/decisões com o mesmo objeto e até para realizar processos internos relativos ao trabalho de perícia.

Essa absorção de tarefas exige dos profissionais cada vez mais preparo para se tornarem multifacetados e multitarefas, já que esse novo caminho que estamos trilhando rumo à modernização cada vez mais pungente da justiça, dará aos profissionais a ela ligados mais tempo livre, por exemplo.

Pode ser um tempo aproveitado para o lazer, novas formações, aperfeiçoamento. Aqui, o céu passa a ser o limite!

A prática demonstra que muito disso já se encontra absorvida por tecnologias, como o próprio Sistema do Perito, que em uma única plataforma abrange a gestão e mapeamento dos processos nos quais esteja nomeado como perito, a liberação de pagamentos e tantas outras funcionalidades.

Nós vimos o futuro e nos antecipamos a ele. Somos, hoje, uma plataforma única e que entrega aquilo que propomos a você: otimização, organização, tecnologia e liberdade.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

LEIA TAMBÉM

Cadastre-se e seja redirecionado ao Grupo do Whatsapp onde você irá receber o link de acesso da Live.

Abrir chat
Precisa de ajuda?