Se você vive em 2023, com certeza já ouviu falar no metaverso.
Para além de filmes, séries e todo o tipo de sci-fi que existe, temos uma notícia para te dar: o metaverso é real e está se tornando parte da nossa vida cotidiana.
E se faz parte da nossa vida, há possibilidade de acontecer crimes, fraudes, etc.
Tanto que a Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, destaca que ferramentas e inovações do metaverso podem ser utilizadas em novos tipos de crimes cibernéticos e facilitar práticas ilícitas no mundo real.
Um relatório recente da Organização mostra que grupos terroristas podem usar o ambiente para defender suas causas, recrutar e treinar novos integrantes, bem como planejar e simular ataques.
Além disso, fraudes “comuns”, como phishing, podem chegar a novo nível e combinar a realidade aumentada e a realidade virtual para ter mais efetividade em golpes financeiros em função da facilidade de rastreamento de informações pessoais.
Como forma de combater esses novos crimes, a Interpol inaugurou uma delegacia no metaverso, que permite aos policias participarem de treinamentos, troca de informações e realização de muitas outras tarefas por meio de seus avatares.
Quem estiver interessado em conhecer a iniciativa, pode visitar a unidade, interagir com os oficiais e até participar de cursos relacionados a perícias de crimes virtuais.
Está aí um novo mercado surgindo para os peritos: perícia no multiverso. Nós do Sistema do Perito estaremos prontos a te auxiliar, fornecendo as ferramentas que vão te ajudar a organizar a sua rotina em qualquer versão do nosso mundo: cibernético ou real.