Perícia Grafotécnica deve ser aposta de profissão em 2023

O Brasil é um dos países com mais casos de fraudes do mundo. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, ocorreram 1,9 milhões de ataques só entre janeiro e junho deste ano, um crescimento de 15,6% com relação ao mesmo período do ano passado. A medição feita anualmente desde 2011 atingiu o maior recorde da série histórica.

Para analisar boa parte desses casos de fraudes, a atuação do perito grafotécnico é essencial.

É ele quem realiza a perícia de assinaturas e rubricas em documentos, que determina a sua autenticidade ou falsidade.

Durante a perícia, não é apenas o caráter estético da assinatura que passa por avaliação, mas também muitas outras características genéticas que são deixadas no lançamento caligráfico entram no estudo. Após todos os itens serem analisados, o perito chega a sua conclusão, elabora o seu laudo, colaborando, assim, com a identificação de fraudes e fraudadores.

A área se encontra em alta e promete continuar com forte demanda em 2023 e nos próximos anos. É uma excelente oportunidade para quem busca uma oportunidade com excelente remuneração. O mercado possui alta demanda e não há profissionais suficientes para supri-la neste momento.

Para ingressar na profissão não é preciso ter formação específica e nem prestar concurso público, basta ter curso superior e fazer um curso de perito grafotécnico e já é possível começar a atuar.

Além da excelente remuneração, a profissão ainda conta com inúmeras outras vantagens, como a possibilidade de continuar com o seu emprego regular e trabalhar nas horas vagas e desempenhar as duas atividades sem prejuízo de nenhuma delas. Porque a maioria dos laudos têm prazos de entrega bastante confortáveis.

Outra vantagem da profissão é que o campo de atuação é bem amplo: há pelo menos 3 áreas de atuação distinta:

A primeira delas é a iniciativa privada, em que o perito pode atuar na esfera extrajudicial fazendo perícias para bancos, corretoras de valores, cartórios, INSS (comprovar tempo de serviço para aposentadoria) e empresas de todos segmentos.

A segunda área de atuação é o Judiciário, como Perito Judicial, trabalhando para juízes em processos que demandem perícia grafotécnica.

E a terceira área de atuação é como Assistente Técnico, também no âmbito judicial, mas atuando como perito da parte envolvida em um processo.

Para quem se interessou pela área, no nosso canal do Youtube, você encontra alguns vídeos em que conversamos sobre este assunto com peritos da área.

E, quando você se tornar um perito, conte com as facilidades do Sistema do Perito para te auxiliar a organizar e otimizar a sua rotina.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

LEIA TAMBÉM

Cadastre-se e seja redirecionado ao Grupo do Whatsapp onde você irá receber o link de acesso da Live.

Abrir chat
Precisa de ajuda?