A presença de perito documentoscopista é necessária a fim de manter a equidade nas relações humanas e o elemento probatório em todas as demandas jurídicas.
Define-se a documentoscopia como o método de verificação da autenticidade e autoria de um documento escrito ou digital. O perito nessa área é responsável pelo estudo, análise e investigação de qualquer tipo de registro gráfico.
Desde a antiguidade, até a atual era científica, os estudos dos documentos sempre ocupou especial atenção ao ramo jurídico. E nos dias de hoje, a documentoscopia é fundamental para averiguação de possíveis fraudes e obtenção de vantagens de forma ilícita.
A oficialização de documentos públicos no Brasil se deu com a autenticação própria e selos de segurança distintos na década de 70, com a Lei dos Registros Públicos. E a necessidade da análise documental está presente tanto na Justiça Cível quanto na Criminal.
Fonte às funções tecnológicas, a utilização de salas virtuais e leitores de verificação digital, a falsificação documental também adaptou-se a era tecnológica e continua sendo uma fonte objetiva de prova fidedigna, atuando em nível binário e humanitário.
Para se tornar um perito documentoscopista, é necessário ter nível superior, em qualquer área, e curso específico para atuar na análise de documentos.
E, claro, ao se tornar perito, você precisará de uma ferramenta que te auxilie a organizar sua rotina, com informações sobre alterações e modificações nos seus processos, você terá todas as informações necessárias para suas perícias e assistências técnicas na palma da sua mão. Essa ferramenta é o Sistema do Perito, peça uma demonstração grátis no nosso site.